KOSHAS: AS DIMENSÕES DO SER HUMANO

– A Taittiriya Upanishad, nas antigas escrituras hindus, descreve um modelo com 5 Koshas, cinco dimensões que constituem o ser humano. Resumidamente, os cinco Koshas são:

Annamayakosha – corpo físico, a dimensão mais densa e palpável do ser, sustentada pelos alimentos. É composta pela anatomia e fisiologia dos Sistemas Corporais e pelos Cinco Elementos: Terra, Água, Fogo, Ar e Espaço (ou Éter).

Pranamayakosha – corpo energético, a dimensão associada à energia vital, o Prana pulsante que anima nosso ser. A respiração é o principal veículo no recebimento e distribuição do Prana através do corpo energético. A anatomia sutil é composta pelos Prana Vayus (correntes energéticas), Chakras (centros energéticos) e Nadis (canais sutis). O fluxo livre do Prana é essencial para a saúde dos sistemas corporais e para o equilíbrio psicoemocional.

Manomayakosha – corpo psicoemocional, formado pelo universo dos pensamentos e das emoções, incluindo crenças limitantes e padrões emocionais.

Vijnanamayakosha – corpo de sabedoria, abrange a capacidade discriminativa da mente, nossa “testemunha interior”, que, quando desperta, tem a habilidade de reconhecer crenças e condicionamentos que estreitam nossos pensamentos e nos fazem reagir emocionalmente às situações.

Anandamayakosha – corpo de bem-aventurança, formado pelo universo das qualidades essenciais que refletem o Ser real. Entre estas estão o contentamento, o sentimento de liberdade, plenitude e paz interior. Elas desabrocham naturalmente em nossas vidas, à medida em que as crenças limitantes são dissolvidas.

Brahman, o Absoluto, a Pura Consciência, consiste no princípio de Unidade e de Totalidade que permeia toda a criação, transcendendo os cinco koshas.

Fonte: Guia Prático de Posturas de Yoga, 2017 – Yoga Integrativa, de Joseph e Lilian Le Page.
Adaptado por Vanda Laurentino