– Prana é a força vital. Vayu significa vento.
Apana Vayu – é a corrente descendente de energia, de cor vermelho-terra, que se origina na altura do umbigo e se move para baixo na exalação, nutrindo e purificando a pelve, assoalho pélvico, pernas e pés. E responsável pela saúde de todos os processos de eliminação, incluindo os sistemas urinário e excretor. Também cuida da saúde do sistema reprodutivo, atuando na menstruação, ejaculação e durante o trabalho de parto. Quando este Vayu flui livremente, experimentamos sentimentos de segurança e confiança no fluxo da vida.
Prana Vayu – é a corrente ascendente de energia, de cor verde-esmeralda, que se origina na altura do umbigo e se move para cima na inalação, nutrindo os órgãos da região torácica. É responsável pela saúde dos sistemas cardiovascular, respiratório e imunológico. Quando flui livremente, experimentamos sentimentos de contentamento e entusiasmo pela vida.
Udana Vayu – é a corrente ascendente de energia, de cor azul-celeste, que se origina na altura das clavículas e sobe na inalação, nutrindo pescoço, laringe e garganta. Na exalação, a energia circula dentro da cabeça. É responsável pela saúde dos sentidos e dos sistemas nervoso e endócrino. Também governa o pensamento e a comunicação. Quando este Vayu flui livremente, experimentamos clareza mental e facilidade de concentração.
Samana Vayu – é a corrente horizontal de energia, de cor dourada, que se irradia do centro do plexo solar na inalação e se recolhe de volta ao centro na exalação. É responsável pela saúde da digestão dos alimentos e assimilação dos nutrientes, assim como da digestão das experiências e assimilação dos aprendizados inerentes a cada uma delas. Quando este Vayu flui livremente, experimentamos vitalidade, auto-valorização e clareza do propósito de vida.
Vyana Vayu – é a corrente de energia, de cor violeta, que se irradia do centro do corpo para as extremidades a cada exalação, e se recolhe ao centro do corpo a cada inalação. Deste forma, este Vayu que permeia o corpo todo, é responsável pela saúde do sistema nervoso periférico e pela qualidade dos impulsos nervosos, da circulação sanguínea e linfática. Quando este Vayu flui livremente, experimentamos as extremidades do corpo, mãos e pés, normalmente aquecidas.
