Pra você nunca mais passar vontade! Sabe aquela coisa de “vegano passa o quê no pão?” Então, passa manteiga, meu bem! Deliciosa, natural, sem as químicas das margarinas e sem o sofrimento das manteigas de leite animal. Esta receita aprendi no maravilhoso Curso de Queijos e Laticínios Vegetais da galera linda da Kombi Cura. Ficou tão divinamente maravilhosa, que fui perguntar se podia compartilhar com vocês (afinal, aprendi no curso, as receitas são restritas aos alunos). Resultado: descobri que essa é uma das 7 receitas que tem no e-book grátis, que você pode baixar AQUI. Vamos à nossa manteiga!
Você vai precisar de:
- 1 xícara de leite de amendoim ou outro
leite vegetal (240 ml) - 1/2 + 1/3 de xícara de inhame cozido (150 g)
- 2 colheres de chá de sumo de limão
ou vinagre de maçã (10 ml) – (usei o vinagre que eu mesma fiz) - 1 ¼ de colher de chá de goma guar ou 1/2 + 1/4 de colher de chá de goma xantana (não achei a goma guar)
- 1/2 xícara de óleo de coco sem sabor (120 ml)
- 1 colher de chá de sal integral (5 g) – (usei sal marinho)
- 1/2 colher de chá de páprica doce + 1/2 colher de chá de açafrão em pó (no e-book ensina a fazer corante natural com cenoura)
- Papel manteiga para forrar o recipiente/forma da manteiga, se desejar desenformar
Como faz:
- Em um recipiente, adicione o leite e o sumo do limão. Com o auxílio de um fuê ou garfo, misture
bem. Reserve por 10 minutos. - Bata no liquidificador o inhame, cozido e amassado, com o leite, até obter um creme homogêneo (eles devem estar quentinhos, tá?).
- Em seguida, adicione o sal, a páprica e o açafrão (ou o corante natural).
- Por fim, com o liquidificador ligado, acrescente a goma dissolvida no o óleo de coco (se
ele estiver sólido, derreta-o em “banho maria”). - Bata bem, até que tudo esteja bem homogêneo.
- Forre um recipiente com papel manteiga, despeje o creme sobre ele e leve para geladeira. Se não desejar desenformar a manteiga, despeje direto num pote que tenha tampa.
- Em 8 horas, a sua manteiga estará pronta!