Luas
Assim como as marés, nosso corpo e nossa mente respondem de maneira diferente às fases/ciclos da Lua. Há quem goste de citar/lembrar que nosso corpo é composto por 70% de água. Só isso já faz algum sentido, não é?
Quando a prática é feita diariamente, ficamos mais conectades e sensíveis aos fenômenos da natureza. Passamos então a perceber, em nosso corpo e mente, as influências dos picos de Lua Cheia e Lua Nova. Tradicionalmente, não fazemos a prática de āsanas nos dias de pico da Lua Cheia e da Lua Nova, aproveitando para meditar, para nos observar e estudar.
Lua Cheia
A Lua Cheia corresponde a uma força de prana (inspiração) mais pronunciada e expansiva, o que nos faz sentir mais agitades (pode haver até uma certa irritabilidade, falta de paciência). Ficamos também mais sensíveis e menos centrades ou atentes, aumentando o risco de lesões ou acidentes, por exemplo.
Lua Nova
Já na fase Lua Nova, a força de apana (correspondente à expiração e/ou eliminação de toxinas) é mais pronunciada. Essa energia nos faz sentir mais calmes, centrades e introspectives, e, por consequência, com menos tendência ou disposição para fazer qualquer esforço físico.
Yoga e os ciclos
Para as pessoas com útero praticantes de Ashtanga, energeticamente, o ciclo hormonal começa a se alinhar com o ciclo da lua, que é como deveria ser naturalmente (tanto que ambos os processos se dão em um intervalo médio de 28 dias).
Durante o ciclo menstrual, a recomendação é que se respeite esse período e não se pratique durante os dias de fluxo mais intenso, geralmente os 3 primeiros dias. E as posturas invertidas devem ser evitadas durante todos os dias do período menstrual.
A razão dessas restrições se dá ao fato de que Apana Vayu (energia descendente e responsável por expulsar e eliminar todos os excrementos, líquidos e dejetos do corpo) está predominante durante esses dias (a menstruação necessita descer, por isso não se deve inverter e colocar essa energia para cima).
Com aproximadamente dois ou três meses de prática regular e constante de Ashtanga Yoga, nota-se um alinhamento do ciclo menstrual com o ciclo lunar, e, ao balancear o sistema endócrino do corpo, qualquer problema ou dor relacionado ao sistema reprodutivo ou à menstruação é suavizado e tende a desaparecer.
Calendário Lunar 2025
Janeiro Cheia – 13 Nova – 29
Fevereiro Cheia – 12 Nova – 27
Março Cheia – 14 Nova – 29
Abril Cheia – 12 Nova – 27
Maio Cheia – 12 Nova – 27
Junho Cheia – 11 Nova – 25
Julho Cheia – 10 Nova – 24
Agosto Cheia – 09 Nova – 23
Setembro Cheia – 07 Nova – 21
Outubro Cheia – 07 Nova – 21
Novembro Cheia – 05 Nova – 20
Dezembro Cheia – 04 Nova – 19